XIII Semana da Consciência Negra
CURSOS PARA FORMAÇÃO DE EDUCADORES, EXPOSIÇÕES, OFICINAS E SEMINÁRIOS.
XII Semana da Consciência Negra
XI Semana da Consciência Negra
X Semana da Consciência Negra
IX Semana da Consciência Negra
Encontro “O papel da sociedade civil na implementação do Plano Nacional da lei 10.639/2003 – Rumo a uma agenda de ação política articulada e São Carlos” – UFSCar
VIII Semana da Consciência Negra
VII Semana da Consciência Negra
VI Semana da Consciência Negra
V Semana da Consciência Negra
Ciclo “UFSCar debate Ações Afirmativas” – UFSCar
Curso de História e Cultura Afro-Brasileira para São Carlos
Projeto Suzano
Curso de Direitos Humanos para Pessoas do Movimento Negro
Mini Curso: Uma Introdução à Temática étnico-racial brasileira
Oficina Gerando cidadania: diversidade e etnia - NEAB/UFSCar
Reunião de Trabalho Parecer CNE/CP 003/2004 – Estratégias para Implantação e Avaliação - UFSCar
Desenvolvendo e Implantando Curso de Cultura e História Afro-Brasileira e Africana
São Paulo Educando pela Diferença para Igualdade
O Mundo Africano e a Formação de Professores (6 horas)
II Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros - UFSCar
Curso Professores Autores (4 Módulos - 180 horas)
1ª Sala Ambiente de Africanidades (museu interativo). No quadro da Cátedra da UNESCO, na UFSCar – Paz e Infância. Foi considerada pelos avaliadores como laboratório exemplar em Direitos Humanos.
Poesia: Tesouros Vivos Afro-Brasileiros (recital de poemas). Em colaboração com o Grupo de Cultura Afro-Brasileira da UFSCar
Módulo 1- Educação e Estudo das Relações Raciais (30 horas)
Módulo 2 - Direito à Cultura, Direito à Identidade (30 horas)
Módulo 3 - Direito à Informação, Direito à História (30 horas)
Professores autores (180 horas)
Gerando Cidadania: Diversidade e Etnia (40 horas)
Direitos Humanos e Combate ao Racismo na Escola
Curso para Militantes Negros da região de São Carlos- Formação e Atuação Política (Curso de 40 horas) no quadro do Programa PROEX/UFSCar Caminhos da cidadania e Um percurso em prol dos Direitos Humanos - estudantes de pós-graduação
Exposição de fotografias – Presença Negra em São Carlos (7 meses, em diferentes pontos da cidade) - 1ª Oficina de Capoeira angola de São Paulo
Seminário de Estudos: O Pensamento Negro Em Educação, no Brasil - Expressões do Movimento Negro - UFSCar
Oficina de Dança Afro (15 horas)
Africanidades Brasileiras – Perspectivas para a História Sociológica dos Afro- Brasileiros (Seminário de 30 horas)
Africanidades Brasileiras - perspectivas para a História dos Afro-Brasileiros (Curso de 30 horas)
Africanidades Brasileiras: Terras de Pretos (Seminário de10 horas)
Africanidades brasileiras: Negro e Política (Seminário de 10 horas)
Africanidades brasileiras: Pensamentos Negros em Educação – expressões do Movimento Negro (Seminário de 25 horas)
Direito e Cidadania – Implicações da Implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente (30 horas)
Escola e Discriminações: Negros, Índios, Cultura Erudita (30 horas)
Encontro de Mulheres, Mães e Negras (12 horas)
PROJETOS
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (2014 - 2015)
A Universidade Federal de São Carlos tendo em vista o disposto no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC nº. 1.34.000189/2006-32) junto ao Ministério Público Federal/Procuradoria da República do Município de São Carlos visa atender as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº. 9.394/1996) alterada pela Lei nº. 10.639/2003 e posteriormente pela Lei nº. 11.645/2008 e do Parecer nº. 03/2004 que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, aplicado à Universidade e oferecido aos profissionais da Educação Básica, em especial, professores, gestores, coordenadores e demais profissionais dos municípios signatários.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS (2011 - 2013)
Desenvolvido na modalidade a distância objetivou a formação continuada de professores da Educação Básica em educação para as relações étnico-raciais e introduzindo estes temas transversalmente na prática pedagógica da escola. Foram 360 horas distribuídas em 14 módulos. Parceria UFSCar/Sead/MEC.
SÃO PAULO: EDUCANDO PELA DIFERENÇA PARA A IGUALDADE (2003 - 2006)

Este projeto de formação de professores foi proposto pelo governo do Estado de São Paulo por licitação pública e a Universidade Federal de São Carlos acabou vencendo e executando o projeto.
A realização deste trabalho teve início no ano de 2003, com o projeto piloto, e desde então foram oferecidos cursos presenciais em 2 módulos diferentes, independentes, entretanto, articulados entre si no que diz respeito à ampliação da temática, complementação de estudos e aprofundamento da formação.
Tanto o primeiro Módulo quanto o segundo dirigem-se a todos os professores/as e o alcance do programa atingiu cerca de 14.000 professores em toda a rede pública estadual até o seu término, em outubro de 2006. No total, 174 turmas foram atendidas, sendo 81 delas formadas por professores do Ensino Fundamental e 93 por professores do Ensino Médio.
PROGRAMA UNIAFRO

Programa de Ações Afirmativas para a População Negra nas Instituições Públicas de Educação Superior (UNIAFRO) foi criado pelo Ministério da Educação no ano de 2005. Seu objetivo foi apoiar e incentivar o fortalecimento e a institucionalização das atividades dos NEABs ou grupos correlatos das Instituições Públicas de Educação Superior, contribuindo para a implementação de políticas de ação afirmativa voltadas para a população negra.
O NEAB/UFSCar possui dois projetos aprovados no âmbito deste Programa:
- Uniafro 2005 – Programa de Extensão Universitária: Curso de Especialização “Estudos Culturais Afro-brasileiros e Africanidades” oferecido para setenta professores.
- Uniafro 2006 – Curso de Aperfeiçoamento Estudos Culturais Afro-brasileiros e Africanidades oferecido para setenta professores.
SALA AFRICANIDADES (1999 - 2001)
Este projeto cedido à Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação de São Carlos em 2001, permaneceu durante alguns anos como sala permanente no Centro Cultural Afro-brasileiro “Odete dos Santos”.
Constituiu-se num ambiente com material interativo e itinerante, oficina e centro de pesquisa, com acervo relativo à cultura e história afro-brasileira e africana. Atendeu população de diferentes faixas etárias, níveis de ensino, pesquisa e interesse intelectual.
CONEXÕES DE SABERES: DIÁLOGO ENTRE A UNIVERSIDADE E AS COMUNIDADES

Este projeto teve como objetivo proporcionar troca de saberes, experiências e demandas entre a instituição universitária e as Comunidades Populares (2006/2007/2010). Foram realizadas pesquisas sobre o perfil dos/as estudantes ingressantes na UFSCar em 2006 e levantamento de demandas por políticas para a população negra de São Carlos; o Projeto Hortas Escolares (Campus Araras), Caminhadas, Cursinho Pré-Vestibular Comunitário na Cidade Aracy, os Seminários Locais, o Seminário Nacional e os grupos temáticos.
FÓRUM INTERINSTITUCIONAL EM DEFESA DAS AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
O Fórum Interinstitucional em Defesa das Ações Afirmativas foi uma aliança entre várias instituições que buscou dar articulação e sustentação aos programas de ações afirmativas adotados por universidades brasileiras.
Contou com a parceria direta da Universidade Federal da Bahia, a partir do seu Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO / UFBA) e também com a Ford Foundation.
BRASIL-ÁFRICA: HISTÓRIAS CRUZADAS

Elaboração de material para uso pedagógico de estudantes da educação básica pública, para professores e alunos das licenciaturas, com objetivo de fortalecer e difundir as estratégias utilizadas pelo governo federal para a promoção da igualdade racial nas políticas educacionais brasileiras e fornecer instrumentos pedagógicos ao país em direção à construção de uma política de igualdade racial na área educacional. Este projeto é fruto da parceria UFSCar/MEC/UNESCO.
TRADUÇÃO DA HISTÓRIA GERAL DA ÁFRICA - 8 vol.
Trabalho de tradução e atualização ortográfica dos oito volumes da coleção História Geral da África (UNESCO – 1980). As obras constituem material de referência para utilização em cursos de formação de professores em História da África e relações étnico-raciais e em cursos de graduação, especialmente nas licenciaturas e pedagogia. A coleção é reconhecida como a principal obra de referência internacional sobre o continente africano. (MEC/UNESCO/Neab-UFSCar)
GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA
O curso "Gênero e Diversidade na Escola” (200 horas), cuja proposta principal foi fornecer elementos para transformar as práticas de ensino, desconstruir preconceitos e romper o ciclo de sua reprodução pela escola, possibilitando a aquisição de instrumentos para refletir e lidar com as atitudes e comportamentos que envolvam relações de gênero, étnico-raciais e de sexualidade.