PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO ABDIAS NASCIMENTO

CHAMADA PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO ABDIAS NASCIMENTO
PROJETOS CONJUNTOS DE PESQUISA ENTRE INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS E ESTRANGEIRAS COM BOLSAS DE ESTUDO NAS MODALIDADES DE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE E DOUTORADO SANDUÍCHE
O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos NEAB/UFSCar torna pública seleção para o programa de mobilidade entre o NEAB/UFSCar e Instituições de Ensino Superior estrangeiras para estudantes autodeclarados negras/os de graduação e de doutorado no âmbito do Programa Abdias Nascimento. O programa oferece bolsas de estudo para realizar pesquisa conjunta entre o NEAB/UFSCar e Instituições de Ensino Superior do exterior com bolsas de estudos da Capes nas modalidades de graduação sanduíche e doutorado sanduíche.
São quatro vagas para estudantes de graduação e duas vagas para estudantes de doutorado com estadia de no mínimo quatro (4) meses e no máximo doze (12) meses. O programa oferece vagas prioritariamente para estudantes dos cursos de biologia e pedagogia, e áreas afins (ciências humanas e biológicas) para participar da pesquisa: “A construção de conhecimento e pesquisa no ensino superior: questionamentos e contribuições a partir das matrizes étnico-raciais e culturais e de saberes africanos e afrodescendentes”. Serão selecionados estudantes que possuam prioritariamente percurso de pesquisa e reconhecido comprometimento com a área de pesquisa em relações étnico-raciais. A seleção final das/os estudantes ficará a cargo do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros NEAB/UFSCar.

Processo Seletivo
 Preencher a ficha de inscrição disponibilizada no site do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFSCar www.neab.ufscar.br
 Enviar a ficha preenchida para o email: abdias.neabufscar@gmail.com
 Aguardar informação para comparecer à entrevista.

Calendário

Período/Data                                                   Atividade prevista
De 16 de maio a 10 de junho                           Inscrição dos estudantes
Junho                                                           Entrevistas e análise documental
Agosto                                             Início dos estágios nas universidades estrangeiras

Abaixo os links com a ficha de inscrição e o regulamento.

Chamada - Regulamento do Programa Abdias

Ficha de Inscrição - Abdias