CHAMADA CONCURSO DE PESQUISA NEGRAS E NEGROS NAS CIÊNCIAS COM BOLSA DE PESQUISA PARA GRADUANDOS

A Fundação Carlos Chagas abriu edital para seleção e financiamento de projetos de pesquisa, que proponham a realização de diagnósticos e estudos, que identifiquem a participação ou não de negras e negros no campo das Ciências Exatas, Biológicas, da Saúde e Tecnológicas. A UFSCar obteve um único projeto selecionado, intitulado, Identidades, Pertencimentos e as Ciências Exatas e Tecnológicas no referido edital,que se propõe a mapear a inserção de estudantes autodeclarados negras e negros nas áreas de exatas e tecnológicas.

O projeto fará seleção de 06 (SEIS) estudantes autodeclarados negras/os para atuar na pesquisa do projeto.

- Número de vagas: 05 (CINCO), podendo ser classificado um ou mais candidatos, com validade do processo seletivo por um prazo de 05 meses.

- Local de alocação da vaga: Departamento de Metodologia de Ensino - UFSCar

- A seleção final ficará a cargo da coordenação do projeto.

1. Das exigências do graduando para atuar no projeto;

I - autodeclaração como negra ou negro.

II – estar regularmente matriculado (a) nos cursos de Ciências Exatas e Tecnológicas da UFSCar, campus de São Carlos: Ciências da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Física, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estatística, Física (Bacharelado e Licenciatura ), Matemática (Bacharelado e Licenciatura), Química (Bacharelado e Licenciatura).

IV - ter disponibilidade para dedicar-se 10 (dez) horas semanais ao desenvolvimento do projeto.

Observação:

- A remuneração será de R$ 400,00/mês

- A duração do projeto é de junho a novembro de 2016.

O estudante que possua vínculo empregatício poderá ser contratado pelo projeto, desde que possua as exigências já descritas.

2. Inscrição para o processo seletivo:

- Enviar e-mail para: negrasnegrosciencia@gmail.com, indicando no assunto do e-mail:“inscrição no concurso negras e negros na ciência”. Período: de 08/06/2016 até as 23:59h do dia 20/06/2016.

Mais informações: Site Departamento de Metodologia de Ensino - http://www.dme.ufscar.br/