Inscrições abertas para minicurso sobre Diáspora Africana

Estão abertas até o dia 25 de Novembro as inscrições para o minicurso “Introdução aos Estudos da Diáspora Africana”. Este será o último minicurso realizado na programação da comemoração dos 30 anos do NEAB UFSCar.

Este minicurso será ministrado pelas/os pós-graduandas/os do grupo de pesquisa Transnacionalismo Negro e Diáspora Africana, do PPGS-UFSCar:

• Coordenador/orientador do grupo Profº. Drº. Valter Roberto Silvério
  • Carolina Nascimento de Melo (Doutoranda em Sociologia)
  • Denise de Fátima da Silva Zambonato (Doutoranda em sociologia)
  • Fernando Oliveira da Costa (Mestrando em Sociologia), Hasani Eliotério dos Santos (Doutorando em Sociologia)
  • Iberê Araujo da Conceição (Doutorando em Sociologia)
  • João Felipe Gomes Carvalho (Mestrando em Sociologia)
  • Nikolas Gustavo Pallisser Silva (Mestre em Sociologia) e convidades.

O minicurso será realizado virtualmente, às terças e sextas-feiras, nos dias 26/11, 30/11, 03/12, 07/12 e 10/12, das 9h30 às 12h00. Serão disponibilizadas 30 vagas para o público geral e 10 vagas para estudantes UFSCar. As inscrições devem ser realizadas através do seguinte formulário: https://forms.gle/iFggsEHjhKvMeFVC8.

diaspora africana

NÚMERO DE VAGAS E CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 40 vagas e 40h de curso

PÚBLICO-ALVO: estudantes de graduação e pós graduação; membros do NEAB; membros de movimentos sociais

EMENTA:

Como ressaltam os organizadores do Dossiê temático Diáspora Africana na Revista Contemporânea do PPGS/UFSCar de 2020, nem sempre os trabalhos acadêmicos brasileiros distinguem os diferentes modelos e perspectivas que constituem o diversificado campo dos Estudos da Diáspora Africana. Desse modo, nesse minicurso pretendemos introduzir aos participantes esse campo de pesquisa e explorar algumas de suas abordagens, buscando qualificar o debate com foco em uma bibliografia de referência.