Conversas Metodológicas

Apresentação

O projeto “Conversas Metodológicas” nasceu das experiências que vivenciamos, ao longo dos últimos anos, ministrando disciplinas de Metodologia de Pesquisa a estudantes de pós-graduação em Sociologia e em Educação na Universidade Federal de São Carlos.

Sentimos a necessidade de proporcionar aos nossos estudantes um contato mais próximo com o “fazer pesquisa”, discutindo os desafios postos no trajeto de execução de uma pesquisa, desde o desenho do projeto, passando pelo desenvolvimento do problema de pesquisa, a realização do campo, geração e análise de dados, até a comunicação dos resultados no trabalho final: a dissertação de mestrado ou a tese de doutorado.

A forma que encontramos para trazer aos estudantes esse contato mais próximo com a experiência de pesquisa, foi ouvir pesquisadores que já realizaram esse trajeto. Assim, “Conversas Metodológicas” consiste em uma série de vídeo-entrevistas voltadas a documentar as experiências de pesquisadores renomados em áreas de interesse da Sociologia e da Educação, e das Ciências Sociais de maneira geral.

Nessas entrevistas, os pesquisadores e as pesquisadoras falam sobre suas áreas de especialidade, sobre sua agenda de pesquisa, e comentam trabalhos já concluídos, abordando os principais desafios teórico-metodológicos enfrentados.

A série é destinada aos estudantes de pós-graduação, e também aos graduandos realizando iniciação científica, sendo editada com finalidade didática, com foco em “Educação e Popularização de Ciência e Tecnologia”.

Disponibilizamos aqui as seis primeiras entrevistas da série, com a expectativa de contribuir com os que iniciam sua trajetória de pesquisa.

Fabiana Luci de Oliveira e Tatiane Cosentino Rodrigues

São Carlos, 10 de Junho de 2016

Entrevistas

Profa. Dra. Maria da Gloria Bonelli - “A produção de saberes no campo da Sociologia das Profissões: de praticantes a experts, de leitores a autores”

BONELLI, Maria da Gloria. “A produção de saberes no campo da Sociologia das Profissões: de praticantes a experts, de leitores a autores”.  IN: Oliveira, Fabiana Luci de. & Rodrigues, Tatiane Cosentino (Org.). Conversas Metodológicas. UFSCar, 2016.

Profa. Dra. Anete Abramowicz - “Estudos sobre a criança e a infância: nas fronteiras entre a Sociologia e a Educação”

ABRAMOWICZ, Anete. “Estudos sobre a criança e a infância: nas fronteiras entre a Sociologia e a Educação”.  IN: Oliveira, Fabiana Luci de. & Rodrigues, Tatiane Cosentino (Org.). Conversas Metodológicas. UFSCar, 2016.

Prof. Dr. Gabriel de Santis Feltran - “Lugares e olhares na produção de saberes: periferias, conflito e criminalidade violenta na perspectiva etnográfica”

FELTRAN, Gabriel de Santis. “Lugares e olhares na produção de saberes: periferias, conflito e criminalidade violenta na perspectiva etnográfica”.  IN: Oliveira, Fabiana Luci de. & Rodrigues, Tatiane Cosentino (Org.). Conversas Metodológicas. UFSCar, 2016.

Profa. Dra. Maria Aparecida de Moraes Silva - “Narrativas da vulnerabilidade: as pesquisas com trabalhadores rurais, migrantes e a superexploração do trabalho”

SILVA, Maria Aparecida de Moraes. “Narrativas da vulnerabilidade: as pesquisas com trabalhadores rurais, migrantes e a superexploração do trabalho”.  IN: Oliveira, Fabiana Luci de. & Rodrigues, Tatiane Cosentino (Org.). Conversas Metodológicas. UFSCar, 2016.

Prof. Dr. Valter Roberto Silvério - “As relações étnico-raciais no Brasil contemporâneo a partir da perspectiva da Diáspora Africana”

SILVÉRIO, Valter Roberto. “As relações étnico-raciais no Brasil contemporâneo a partir da perspectiva da Diáspora Africana”. IN: Oliveira, Fabiana Luci de. & Rodrigues, Tatiane Cosentino (Org.). Conversas Metodológicas. UFSCar, 2016.

Profa. Dra. Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali -“Desafios e resultados da metodologia construtivo colaborativa na pesquisa-formação de professores”

REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. “Desafios e resultados da metodologia construtivo colaborativa na pesquisa-formação de professores”. IN: Oliveira, Fabiana Luci de. & Rodrigues, Tatiane Cosentino (Org.). Conversas Metodológicas. UFSCar, 2016.